24 ideias de jardim grátis – maneiras simples de melhorar jardins sem gastar um centavo!

Estas idéias de jardim gratuitas irão melhorar qualquer espaço ao ar livre com custo zero para você

Ter um jardim, grande ou pequeno, é um verdadeiro bônus para qualquer casa agora. Os jardins não apenas fornecem um espaço seguro e bem-vindo para se aventurar no exterior, quebrando a monotonia de ficar preso dentro de casa, mas também fornecem uma excelente fonte de empregos para se manter ocupado.

Esses trabalhos fáceis de fazer podem ajudar a enfeitar os jardins sem nenhum custo. Idéias de jardim totalmente grátis – ganhe, ganhe.

Como todos nós procuramos cortar gastos desnecessários agora, dicas úteis para dar aos jardins uma reforma de orçamento zero nunca foram tão bem-vindas. Veja como você pode enfeitar seu jardim sem ter que gastar um centavo.

Como posso jardinar de graça?

Você pode jardinar gratuitamente, fazendo mudanças simples e inteligentes na maneira como você cuida do seu espaço ao ar livre. Melhore o jardim sem gastar um centavo, primeiramente limpando bem tudo, desde a mobília do jardim até o pátio ou a área do deck.

Um novo começo a cada primavera vai despertar o jardim pronto para uso durante os meses mais quentes. Experimente cultivar o seu próprio a partir de mudas e dividir as plantas para fazê-las avançar. As plantas não são baratas, portanto, pegar mudas e cultivar as suas próprias é ideal quando está dentro do orçamento.

Dar um novo propósito a uma peça de mobiliário de interior não amado pode ser um caminho percorrido para fornecer soluções de jardinagem gratuitas. De antigas prateleiras de cozinha transformadas em um prático banco de vasos a uma base de colchão de berço sendo reinventada como um plantador vertical, as possibilidades são infinitas. Basta um pouco de imaginação.

Ideias grátis para jardins – maneiras de melhorar qualquer espaço ao ar livre

Quer você seja um jardineiro que não tem tempo ou inclinação para propagar plantas – ou simplesmente não tem orçamento para comprá-las – as plantas que semeiam por conta própria são suas amigas.

Depois de ter seu primeiro lote de sementes, que provavelmente você pode limpar de um amigo ou vizinho de graça, basta costurar e deixá-los fazer suas coisas. À medida que morrem, lançam novas sementes – auto-semeadura – e você verá novas flores no ano seguinte. Tudo sem gastar um centavo.

Mas quais flores são auto-semeadoras, eu ouço você perguntar? Experimente cranesbill, papoulas, verbena e miosótis.

2. Paisagem com tesouros de caçador de praia

Jardim urbano da cidade com árvores maduras e canteiros elevados

Faça seu próprio jardim rochoso usando catador de areia e achado forrageado. Este jardim paisagístico usa conchas de búzio recicladas para iluminar o solo, escondendo o solo escuro sob uma impressionante árvore Acer – tornando-a uma característica no processo.

3. Faça seu próprio composto

Easy-garden-projects-compost-heap

Seja organizado, e você nunca mais terá que desembolsar sacos de adubo no centro de jardinagem. Em vez disso, experimente fazer o seu próprio – basta ler nosso guia sobre  como fazer composto  e você verá como é fácil alimentar seu jardim de graça.

Você pode começar a qualquer momento, coletando restos de comida como cascas e cascas de ovos, e quando começar a preparar suas plantas na primavera, terá um suprimento abundante.

4. Corte a grama

jardim de ideias grátis com gramado recém aparado

Nunca subestime a diferença que um gramado recém-aparado pode ter no resto do seu jardim. Scott Chandler, ex-Kew Gardener, diz: ‘Simplesmente cortar a grama transformará um jardim sujo em uma área ao ar livre propositadamente rústica.’ Ele aconselha: ‘Se você tem grama, mantenha-a curta’, para saber a melhor maneira de mantê-la limpa e organizada.

5. Arranje tempo para arrumar

Não acrescentará nada de novo ao seu jardim, mas dar ao espaço uma boa arrumação pode ajudá-lo a dar ao seu espaço exterior um novo sopro de vida. Muitos de nós adiamos as tarefas básicas de jardinagem, mas remover ervas daninhas de seu pátio ou consertar aquele painel de cerca irregular transformará o espaço em um instante.

6. Limpe profundamente o pátio

extensão traseira com portas de vidro

Comece do zero, literalmente. Se você tiver um pátio ou deck em seu jardim, use uma lavadora de alta pressão para remover qualquer sujeira e limo que possam ter se acumulado durante os meses de inverno.

Uma limpeza completa irá garantir que seja muito mais agradável aos olhos quando se trata de sentar ao ar livre para desfrutar do jardim.

7. Use cascas de ovo para iniciar suas sementes

Nem todas as cascas de ovo precisam ir para a pilha de compostagem. Se você puder salvar algum intacto, poderá usá-lo para guardar mudas em uma caixa de ovos. A casca do ovo contém cálcio, que enriquece o solo, ajudando as mudas a crescerem.

8. Divida suas plantas

flores da borda do jardim

Se você deseja aumentar o número de flores e plantas em seu jardim, sem nenhum custo adicional, agora é o momento ideal para dividir ou dividir as plantas com flores de verão. Ao dividir suas plantas, você poderá adicionar mais cor ao seu jardim e, ao mesmo tempo, tornar

as plantas originais mais saudáveis, garantindo que não cresçam demais.

Os especialistas recomendam, ‘Prímulas, daylilies, ásters, geums, heucheras, gerânios resistentes e anêmonas japonesas’ – como todos adequados para dividir. “Para separar as plantas, desenterre a touceira enquanto suavemente afrouxa o solo. Usando uma espátula ou as mãos, separe cuidadosamente a planta. Certifique-se de que cada seção tenha muitas raízes ainda presas. Em seguida, simplesmente replante essas novas seções em seu jardim e regue o poço. ‘

9. Reorganizar os móveis

jardim com piso frio e móveis de jardim

O simples reposicionamento da mobília pode alterar o layout do jardim – atualizando instantaneamente o espaço, fazendo com que pareça novo ao criar uma perspectiva diferente. O assento externo não fixo permite que você altere as coisas como quiser.

10. Mova um espelho

espelho de jardim

Todas as famílias não têm um espelho que possam mover para o jardim? Você se surpreendeu com a diferença que isso pode fazer, movendo um acessório tão simples.

Idéias de espelho de jardim podem ajudar a transformar totalmente o jardim, fazendo-o parecer mais uma extensão do interior, mas o mais importante, pode ajudar a torná-lo maior, refletindo a luz e o cenário de volta para o espaço.

11. Eleve seu plantio

Easy-Garden-ideas-colorful-plant-pots

Mude a paisagem repensando seus vasos de plantas. Mova vasos independentes para criar uma exibição mais organizada, que preencherá todas as lacunas no pátio para adicionar verde e cor.

Eleve vasos menores em mesas laterais e suportes de plantas para obter uma perspectiva diferente, acrescentando profundidade à sensação geral do arranjo de plantio. Um conjunto de vasos de plantas ao redor de uma área de estar é uma ótima maneira de tornar a experiência de sentar ao ar livre mais envolvente.

12. Pinte os edifícios do seu jardim

O inverno pode afetar os prédios de jardins. Use o tempo livre agora para verificar galpões e estufas, certificando-se de que ainda estão em bom estado. “Uma nova camada de tinta e ventilação regular agora que o clima está melhorando ajudará os edifícios e as plantas do seu jardim a permanecerem saudáveis”, aconselham os especialistas.

Para fazer isso de graça, grite por restos de tinta no Facebook e em outras mídias sociais e pergunte por aí. Não será necessariamente compatível, é claro, caso em que escolha um visual multicolorido listrado ou tente pintar um mural.

Dica principal: se seus prédios externos fornecem armazenamento extra no inverno, agora é a hora de organizar um pouco. Transforme ainda melhor o espaço extra em um escritório ou academia em casa.

13. Crie zonas de jardim

Antes e depois de um enredo sem caráter para um jardim-plantio sofisticado com várias zonas

A criação de diferentes zonas temáticas pode ajudar a tornar o espaço maior. Isso pode ser feito facilmente movendo-se móveis de jardim, como cadeiras ou mesas ao ar livre, em uma seção para criar um espaço para sentar e itens de recreação infantil em outra seção para criar uma área de mini-jogo.

Essas medidas simples podem percorrer um longo caminho para garantir que toda a família possa reservar um tempo para si mesma e fazer uma pausa tão necessária dentro de casa.

14. Cor de boas-vindas às paredes

jardim com parede pintada de organge

Nada revigora um jardim cansado mais do que um toque de cor. Além de suas opções de cama de verão, você pode adicionar cor às paredes para criar o cenário perfeito para o seu plantio.

Verifique se há sobras de tinta no galpão para adicionar até mesmo um traço de cor marcante em uma parede ou cerca – um pouco pode ajudar a animar o espaço.

Se não for possível verificar o que está sendo jogado fora em sua ponteira local na seção de pintura, sempre certifique-se de obter permissão primeiro. Outra ideia para uma solução gratuita é usar giz para adicionar cor à parede, talvez até um mural?

15. Faça um upgrade em um banco de vasos

ideias fáceis de jardim 2

Transforme algo antigo em algo novo. Em vez de jogar fora uma peça de mobília velha, veja se consegue reaproveitá-la para servir no jardim. Um conjunto indesejado de prateleiras pode ser perfeito para criar uma mesa de envasamento econômica.

Para manter a sua melhor aparência, recomendamos a adição de uma camada de proteção à prova de intempéries, seja verniz ou tinta para móveis de jardim. Verifique o galpão para ver o que você já tem em mãos, a fim de manter a tarefa livre.

16. Atraia a vida selvagem para o jardim

De pássaros a abelhas, existem muitas maneiras fáceis e gratuitas de tornar seu espaço ao ar livre mais convidativo para a vida selvagem. Amarrar um monte de caules ocos como bambu com barbante e colocá-los em um velho vaso de terracota ou em uma caixa de madeira aberta criará um adorável novo hotel para abelhas para o seu jardim – ajudando a preservar a população cada vez menor de abelhas.

Ou outra maneira, e uma boa maneira de envolver os mais pequenos, é empilhar uma pilha de madeira em uma área sombreada como habitat para pequenos mamíferos, anfíbios e insetos.

17. Crie uma treliça grátis

Cerca de jardim tradicional aprimorada com uma treliça rosa

Começamos a ver o aumento durante o frenesi do faça-você-mesmo no verão passado – os proprietários estavam reciclando velhas bases de ripas para fazer engenhosos vasos verticais. Simplesmente remova a base, corte no tamanho certo e prenda com segurança à cerca do jardim.

18. Remoção de ervas daninhas sem produtos químicos

ervas daninhas de jardim

Ajudá-lo a cultivar o hábito das ervas daninhas com facilidade. Esqueça os herbicidas tóxicos caros e, mais importante, agressivos – experimente este truque inteligente para limpar o lixo para livrar seu jardim de ervas daninhas.

Os gurus da jardinagem sugerem simplesmente cobrir a área problemática do seu jardim com um saco de lixo doméstico ou lençol. Pesar qualquer método que você usar com pedras, para mantê-lo firmemente no lugar. Deixe a área coberta por tempo suficiente para privar as ervas daninhas da luz solar e viola – chega de ervas daninhas.

19. Transforme pneus velhos em algo mais

Antes de dirigir aquele pneu sobressalente velho até a ponta mais próxima, pense se você poderia dar a ele uma nova vida como um balanço do jardim. Tudo o que você precisa é de um galho resistente e um pouco de corda, amarrados ao redor do balanço às posições de 12h, 16h e 20h para equilíbrio.

Como alternativa, os pneus são ótimos recipientes para flores, plantas ou vegetais.

20. Encontre um novo uso para filtros de café

Free-garden-ideas-coffee-pots

Envasando plantas? Antes de adicionar sujeira, coloque seus filtros de café usados ​​dentro para forrar o bule. Isso impedirá que qualquer solo escape e ajudará a reter a água por mais tempo, mas ainda será capaz de drenar para que sua vegetação não fique encharcada.

21. Faça um ciclo de garrafas de plástico como uma exibição legal

Orçamento-jardim-ideias-garrafas de plástico

Esta exibição apareceu em um evento não menos prestigioso como o Chelsea Flower Show. Portanto, se é bom o suficiente para a excelente e boa jardinagem, é bom o suficiente para você!

Para recriá-lo, pegue suas garrafas de plástico, corte a parte superior e faça alguns orifícios pequenos na parte inferior. Adicione cascalho para drenagem extra, antes de plantar no composto. O visual é surpreendentemente eficaz.

22. Lembre-se, qualquer coisa pode ser um vaso de plantas!

Plantadores de bule de ideias de jardim grátis

Suas plantas bonitas nem sempre precisam de plantadores sofisticados. Seja criativo ao encontrar um lar para suas plantas – aquele bule lascado ou enferrujado pode não ser mais bom para sua cozinha, mas eles são ótimos lares para flores e arbustos. De graça!

23. Faça uma cesta pendurada com peneira

Falando em escorredores, devido à sua drenagem incrível, eles são ótimos cestos suspensos ou plantadores de morango. Que tal uma ideia de jardim grátis? Lembre-se, porém, de que eles podem ser mais pesados ​​do que o design padrão, portanto, certifique-se de que o suporte existente aguente o peso.

24. Reutilize potes quebrados

ideia de afiação de jardim com ladrilhos de terracota

Crie o jardim de pedras mais rápido de todos simplesmente aninhando vasos de terracota quebrados em uma borda de cascalho e plante suculentas de baixa manutenção dentro.

viajantebrasileiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *