Foz do Iguaçu e sua exuberante natureza

Foz do Iguaçu - PR | Comentários

Essa incrível cidade do interior do Paraná, faz divisa com a Argentina e o Paraguai. Essa localização estratégica estimulou o crescimento e o desenvolvimento da cidade que carrega a hospitalidade em seu DNA.

Podemos afirmar que Foz do Iguaçu é a cidade no Brasil mais preparada para receber o turista, seja ele brasileiro ou estrangeiro. Você perceberá o cuidado na comunicação dos principais pontos turísticos da cidade.

Muitas são as motivações que podem te convencer a ir para Foz, pois alguns vão pelas belezas naturais (que são muitas), outros pelas compras nos países vizinhos, e há aqueles que já conhecem tudo por lá, mas acabam sempre se rendendo aos encantos da cidade, permanecendo com aquela vontade de voltar sempre.

A seguir mencionaremos algumas das atrações turísticas dessa encantadora e privilegiada cidade.

Parque Cataratas do Iguaçu

Em 2011, as Cataratas do Iguaçu foram consideradas uma das sete maravilhas naturais do mundo. O parque nacional do Iguaçu é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo, recebe anualmente em torno de 2 milhões de pessoas, sendo o 2º. parque mais visitado do Brasil.

O Rio Iguaçu é o maior do estado do Paraná, sua foz desagua no rio Paraná quilômetros depois das Cataratas do Iguaçu. Iguaçu vem do guarani, e significa Agua Grande.

A vazão média do rio é de 1.500m3/s, na seca cai para 300m3/s e durante as cheias chegam a 6.500m3/s. As cataratas são formadas por mais 275 quedas d´agua, sendo que o ponto mais alto de queda d´agua tem quase 85 metros de altura e é a famosa garganta do Diabo. Mas o numero de quedas varia de 150 a 300, dependendo da vazão do rio, sendo o assim, o maior sistema de quedas do mundo. 

A forma das quedas lembra uma ferradura, a extensão total da ferradura é de 2.700 metros, sendo, 1.900 metros no lado argentino  e 800 metros no Brasil). O lado brasileiro conta com 5 dos 19 saltos.
A estrutura oferecida possibilita ao turista, aproveitar o passeio ao máximo. Desde o seu embarque nas diversas “jardineiras” (tipo de ônibus sem os vidros), sentindo o ar fresco e puro da mata, observando o transito dos animais.

Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas, responsabilidade ímpar para ações conjuntas entre brasileiros e argentinos nos esforços de preservação deste tão importante patrimônio mundial.

A estrutura oferece inúmeras opções de passeios, como o voo de helicoptero, as trilhas do poço preto e bananeiras, macuco safari e restaurante porto canoas.

O parque conta ainda com a loja de lembranças, sala de turismo, posto bancário, fraldário, bilheteria, sanitário e cafeteria, amplo estacionamento (50 mil m2) para 70 onibus, 20 vans, 900 automoveis, 50 motos e bicicletas, grandioso não é?

Parque das Aves

O Parque das Aves é considerado o maior parque de aves da América Latina. Um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, o Parque das Aves está localizado ao lado da entrada do Parque Nacional do Iguaçu, passeio que leva turistas até as famosas Cataratas do Iguaçu, e ambos podem ser visitados no mesmo dia.

O Parque das Aves foi inaugurado no dia 7 de outubro de 1994, 11 meses após Dennis e Anna terem desembarcado no Brasil. Desde então, o Parque não para de crescer graças a um time de brasileiros que se dedica a continuar os sonhos de Dennis. Em 2012, foram plantadas mais de 2.500 árvores. Recebe anualmente em torno de 500 mil visitantes.

Dentro do Parque das Aves você estará em um universo incomparável, rodeado por aves de todo o Brasil e do mundo. São 1320 aves de 143 espécies diferentes preservadas em espetaculares 16,5 hectares de Mata Atlântica. Sendo que 50% das aves foram resgatadas, vítimas de maus tratos e 43% nasceram no parque. Atualmente é considerado o maior viveiro de Araras da América do Sul.

O Parque das Aves possui três viveiros de imersão e um borboletário, nos quais você pode entrar e ficar lado a lado de tucanos, guarás, araras, gralhas e sabiás.

Ao longo deste passeio extraordinário você também encontrará harpias, corujas, papagaios e até répteis como jacarés e a sucuri. No meio da trilha, você poderá observar uma jiboia bem de pertinho. Já ao final, relaxe no restaurante com vista exclusiva para o Lago dos Flamingos ou leve para sempre como recordação uma foto segurando uma arara (interação não acontece às segundas ou em feriados prolongados).

Museu de Cera Dreamland

O Museu de Cera Dreamland trouxe para Foz do Iguaçu, uma imersão em 16 cenários com dezenas de estátuas, que aproximam o visitante de um mundo de fantasia.

Algumas outras estátuas atualmente no museu são: Mestre Yoda, Albert Einstein, Papa Francisco, Ayrton Senna, Michael Jackson, outros.

O Museu de Cera foi inaugurado em 2014, com um ótimo atendimento em um novo prédio que faz parte do Foz do Iguaçu Park Show, um complexo que está sendo construído e terá diversos atrativos.

O passeio dura aproximadamente 1 hora, com uma caminhada entre os 16 cenários criados para imersão dos visitantes, conhecendo as estátuas de dezenas de personalidades do mundo. E não é necessário a formação de grupos para iniciar o passeio.

O complexo Fos do Iguaçu Park Show inclui o Harley Motor Show, Super Carros, Vale dos Dinossauros e o Hollywood Dream Cars.

Tempo Budista Chen Tien

O Templo Budistade Chen Tien foi construído em 1996 pela comunidade asiática da cidade, e hoje, nos jardins do templo existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado, sendo os destaques, uma estátua de Buda de 7 metros de altura, e um templo que cria um ambiente bastante especial para o local.

São 2,5 mil metros quadrados de área repleta de jardins decorados com dezenas de estátuas de divindades. Às margens do Rio Paraná, em Foz do Iguaçu, o Templo Budista de Foz do Iguaçu possui surpreendentes exemplares de arquiteturas budista e asiática.  O local é considerado o segundo maior templo budista da América Latina. O templo é um lugar de paz e tranquilidade que honra a diversidade cultural brasileira.

No interior do templo, ricamente decorado com estátuas dos mais variados tipos de buda e as almofadas vermelhas convidam à meditação. Já a sacada funciona como um mirante, descortinando o rio Paraná, a Ponte da Amizade, o centro de Ciudad del Este e parte de Foz do Iguaçu.

Trata-se de um bom local para descansar, caminhar descalço no gramado, em um momento mais zen de sua viagem. Localizado um pouco longe do centro, a entrada no Templo é gratuita, bem como o estacionamento. Mas é preciso seguir algumas regras durante o passeio, como não subir nas plataformas e tocar nas estátuas; não entrar com motos, bicicletas, patins e animais; não é permitido fazer piqueniques e entrar com bebidas alcoólicas. Por se tratar de um local religioso, é indicado que o passeio seja feito em silêncio.

Logo na entrada, a estátua que se vê é do Buda Sorridente (Buda MilaPusa) com 7 metros de altura. Porém, o templo é dedicado ao Buda Amitabha (Buda da Luz Infinita), cuja estátua em cobre fica no centro da praça principal, com 10 metros de altura.

O acesso a essa estátua é vetado, mas frente a ela é estimulado recitar NAMO AMITUOFO para eliminar aflições, sofrimentos e trazer saúde, longevidade, riqueza e harmonia. Observe a estátua de cerca de 2 metros de altura, idêntica às estátuas amarelas que ficam no pátio, em frente ao templo.

Cada uma das estátuas representa uma reencarnação de Buda na terra. Observe como elas estão posicionadas para olharem sempre para o sol poente. Outras peças interessantes incluem quatro estátuas coloridas de bodhisattva, suportadas por réplicas de elefantes e dragões.

As estátuas servem para proteger as 108 reencarnações de Buda. Os gestos de suas mãos representam hospitalidade e energia positiva. Usado como lugar de meditação, o templo por si só é um maravilhoso exemplar de arquitetura budista. Ele abriga cinco esculturas que representam a felicidade e a saúde.

Independente da religião professada vale à pena conhecer o Templo Budista. Como o acesso ao templo é restrito, informe-se na entrada sobre a possibilidade de visitar o interior do local.

Acquamania Foz

O parque aquático Acquamania possui um espaço distribuído numa área com mais de 180 mil m², onde crianças, jovens e adultos encontram a fantasia fora da rotina! Aqui, a cada 15 pessoas, você ganha uma cortesia.

Localizado na Avenida das Cataratas em anexo ao Hotel Panorama, oferece oito tobogãs que podem chegar até vinte e dois metros, além de piscinas e área infantil. É equipado com armários individuais para guardar pertences, banheiros com duchas, lanchonete, sorveteria, loja de conveniência e uma equipe de monitores preparados para recebê-los.

São 18 brinquedos aquáticos e piscinas para vôlei e biribol. Entre os vários ambientes temáticos do parque, destacam-se a Ilha da Fantasia, com seus cogumelos que são cascatas d’água entre piscinas e escorregadores infantis. Para os idosos ou para quem prefere se entregar ao descanso, o Rio Preguiçoso oferece uma correnteza suave e relaxante feita em boias no entorno do parque.de Foz do Iguaçu. Se você é portador de necessidades especiais (PNE) fique tranquilo, temos rampas de acesso e banheiros equipados.

Há uma enfermaria e monitores com treinamento de salvamento aquático e primeiros socorros pelo corpo de bombeiros .

Você pode levar seu próprio lanche e usufruir até a área dos armários ou sair para lanchar em outro lugar se preferir.
Ao se ausentar do parque, não retire a pulseira pra que você possa entrar novamente. 
A entrada de alimentos só não é permitida na área das piscinas por razões de segurança alimentar. Bebidas, instrumentos musicais e animais também não são permitidos.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é considerada a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Itaipu significa, a pedra que canta. Entre 1975 e 1978, mais de 9 mil moradias foram construídas nas duas margens para abrigar os homens que atuaram na obra. O volume de concreto usado na construção da hidrelétrica (12,7 milhões de m³) seria suficiente para a construção de 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro. A quantidade de ferro e aço usada possibilitaria a construção de 380 Torres Eiffel. 20 milhões de mudas de árvores nativas foram plantadas na faixa de proteção do reservatório. Foi o maior reflorestamento do gênero feito no mundo.

Em 2000, a Itaipu Binacional gerou 93,4 bilhões de quilowatts-hora e estabeleceu um novo recorde mundial de produção. Em 2004, quando completou 20 anos de atividade, a usina já havia gerado energia suficiente para abastecer o mundo durante 36 dias. A altura da barragem principal (196 metros) corresponde à altura de um prédio de 65 andares.

Mais que uma obra de engenharia, Itaipu é um tributo à ousadia do homem, capaz de domar o nono maior rio do planeta em uma região de destinos turísticos surpreendentes, onde a natureza exibe todo o seu esplendor.

Há inúmeras atrações no complexo que permitem a aproximação do turista à história e grandiosidade da obra.

O deslumbrante pôr do sol sobre o lago de Itaipu revela-se num incrível cenário em um passeio no barco Kattamaram. A nova atração do Complexo Turístico Itaipu reúne conforto e requinte para uma memorável viagem pelas belezas do reservatório da maior hidrelétrica do mundo em geração de energia.

Com uma completa infraestrutura para atender até 200 pessoas, a embarcação tem convés aberto, bar americano, restaurante e solário, ideal para relaxar e contemplar a beleza das exuberantes paisagens. No restaurante do Porto Kattamaram ainda há um deck que proporciona uma vista incrível do lago de Itaipu.

Além disso, há diversos museus e atrações. Tudo muito organizado e tratado como turismo de primeiro mundo.

Mabu Interludium Iguassu Convention

O Mabu Interludium oferece a seus hóspedes duas piscinas, uma adulto e uma infantil. Rodeadas pela bela área verde onde o hotel está localizado, as piscinas oferecem relaxamento, diversão e descanso em um belo cenário para quem está hospedado a lazer ou a negócios.

Oferece 100 apartamentos e suítes, restaurante, lobby bar, brinquedoteca, piscinas adulto e infantil, trilha ecológica, spa e fitness center. O hotel também possui acomodações adaptadas para pessoas com necessidades especiais.

O Mabu Interludium Iguassu Convention oferece aos seus hóspedes variadas opções da boa gastronomia, desde a culinária brasileira às delícias internacionais, servidos à la carte ou em buffet executivo. O Symphonia Lobby Bar é o local ideal para um café especial a qualquer horário ou um drink descontraído ao final do dia.

Recanto Cataratas Thermas Resort

O Recanto Cataratas Thermas Resort oferece ao hóspede um ótimo atendimento, num ambiente muito agradável, aqui tudo é muito organizado, os funcionários são muito simpáticos e atenciosos. É o local ideal para passar bons momentos com a família. Já o restaurante possui um cardápio variado, boa música e um café da manhã espetacular, extremamente sortido.

O quarto é fantástico, amplo, com boa decoração e uma cama muito boa. O banheiro é espaçoso, com chuveiro potente e excelente banheira de hidromassagem, onde você encontrará amenities(shampoo, sabonete, sais de banho, etc) para seu conforto durante a estadia.

Trata-se de uma ótima opção para as famílias. O café da manhã é bem servido com excelente variedade.
Tudo aqui é muito limpo, as instalações são modernas, funcionários atenciosos e bem dispostos a nos atender. A área de lazer é maravilhosa, com piscinas (externa e a aquecida), boliche, spa, sala de jogos, academia, tudo muito bem equipado. Além das muitas atrações para as crianças, a equipe de recreação infantil é um show a parte.

O hotel é realmente um Resort de primeira categoria. Possui entretenimento para todas as idades o que o faz querer não sair do hotel.

Bourbon Cataratas Convention & Spa

O Bourbon Cataratas Convention & Spa é muito indicado para quem tem crianças de todas as idades. A gastronomia é boa, com várias opções, o que faz valer a pena uma estadia com meia pensão, diferente de outros resorts em Foz do Iguaçu. Começa pelo excelente café da manhã com muitas frutas e boas variedades de doces. Omeletes e tapiocas, feitos na hora, dão um algo a mais ao café da manhã. As acomodações são limpas e aconchegantes.

Um hotel excelente com atendimento impecável da equipe, muitas opções de lazer dentro do complexo. 

O mini zoo do Bourbon é tão completo de aves que praticamente torna inútil o passeio ao Parque das Aves. A academia completa e a nova trilha para caminhada/corrida é incrível, não deixe de conferir. 

A localização é perfeita, pois fica à apenas 11 minutos para o Duty Free argentino e a uns  20 minutos do Paraguai.

Além do atendimento maravilhoso, a área de lazer é um espetáculo à parte, os monitores divertem a valer as crianças, com piscinas maravilhosas, boliche, cinema e muita diversão! As crianças tem tantas opções que ficam “perdidas”, tantas são as opções, sem falar do maravilhosos SPA com serviços a ótimos preços.

Capitão Bar

O Capitão Bar é um lugar de parada obrigatória em Foz, seja para um simples chop sempre gelado, ou para uma refeição. É o resto-bar mais descolado da cidade, sempre movimentado, com gente bonita circulando, e apesar do movimento, não pense que irá esperar muito para seu pedido chegar.

O atendimento é ótimo, as porções tem bom tamanho e os preços bem razoáveis.

O cardápio é variado, de opções mexicanas a pizzas, lanches e empratados. Difícil é escolher. A carta de drinks é variada e tudo parece delicioso.

Tem musica ao vivo de boa qualidade e um telão enorme para acompanhar os jogos diversos.

Korean House Foz

Foz do Iguaçu tem muitos restaurantes incríveis, mas este é um dos melhores. Embora seja exótica à primeira vista, a comida é excelente e o buffet do meio dia tem uma ótima relação custo-benefício. O restaurante Korean House, é um restaurante onde a comida é tradicionalmente preparada conforme a cultura da Coreia do Sul. O proprietário, Yun Seo Park afirma que “Foz do Iguaçu recebe de 14 a 17 mil turistas coreanos por ano. 

Uma comida oriental com sabor bem original. Onde uma infinidade de pequenos pratos compõem um pedido único.

Não deixe de experimentar a carne de porco apimentada excelente, e os seus acompanhamentos, dão uma boa amostra da culinária coreana.

Durante o almoço é oferecido o buffet, onde os pratos típicos que mais se destacam são: o Kimchi, uma salada de acelga apimentada; e o Kimbap, o sushi coreano que é recheado com legumes levemente cozidos ou em conserva, ovo e presunto.

A noite, é servido o Hansang, um jantar delicioso composto por carne de boi, cozida na mesa pelo cliente ou pelo garçom, carne de porco assada na churrasqueira e diversos tipos de acompanhamentos tipicamente coreanos.

Assados Brasinha

O Assados Brasinha é um dos mais tradicionais de Foz do Iguaçu! Oferece uma ótima seleção de carnes assadas, frango assado e buffet de acompanhamentos, ideal para aqueles dias que não se quer cozinhar em casa.

As carnes são assadas com primor, imagine aquela costela desmanchando de macia, maminha, cupim, costela, picanha e o tradicional frango assado, uma delicia, tudo feito com produtos de primeira qualidade com o atendimento ímpar dos donos irmãos proprietários.

Considerado por muitos o melhor frango assado de Foz, acompahado da melhor farofa! O lugar é simples, mas a comida é maravilhosa, ambiente é bem familiar e preço justo. Confira também os acompanhamentos para as carnes e complete o cardápio de domingo.

Churrascaria Rafain

A Rafain Churrascaria Show, além de um buffet excelente com muitas opções de saladas, massas, comida japonesa e deliciosas sobremesas, tem um churrasco maravilhoso com carnes muito saborosas. 

Enquanto saboreia as diversas opções gastronomicas confira o show que mostra a cultura de vários países. Quem for a Foz deve conhecer esse restaurante. A Rafain Churrascaria apresenta um grande show de música latina com muita variedade: o tango, as tradicionais músicas mexicana, peruana, boliviana, cubana, etc. E fecha com vários ritmos do samba.

O lugar é familiar, limpo, agradável e bonito.


Gostou das dicas? Tem alguma outra para compartilhar conosco? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.



Serviços

Parque Cataratas do Iguaçu

Em 2011, as Cataratas do Iguaçu foram consideradas uma das sete maravilhas naturais do mundo. O parque nacional do Iguaçu é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo, recebe anualmente em torno de 2 milhões de pessoas.

  • Br 469, KM 18 Foz do Iguaçu - PR
  • (45) 3521-4400
  • contato@catarataspni.com.br
  • www.cataratasdoiguacu.com.br
  • Aberto diariamente das 9h às 17h

Parque das Aves

Dentro do Parque das Aves você estará em um universo incomparável, rodeado por aves de todo o Brasil e do mundo. São 1320 aves de 143 espécies diferentes preservadas em espetaculares 16,5 hectares de Mata Atlântica.

  • Avenida das Cataratas, km 17,1 Foz do Iguaçu - PR
  • (45) 3529-8282
  • comercial@parquedasaves.com.br
  • www.parquedasaves.com.br/pt/
  • Todos os dias, das 8h30 às 17h

Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é considerada a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Itaipu significa, a pedra que canta.


Templo Budista de Chen Tien

O Templo Budista foi construído em 1996 pela comunidade asiática da cidade, e hoje, nos jardins do templo existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado, sendo os destaques, uma estátua de Buda de 7 metros de altura.

  • Rua Doutor Josivalter Vila Nova, 99 - Jardim California - Foz do Iguaçu - PR
  • (45) 3524-5566

Museu de Cera Dreamland

O Museu de Cera Dreamland trouxe para Foz do Iguaçu, uma imersão em 16 cenários com dezenas de estátuas, que aproximam o visitante de um mundo de fantasia.

  • Avenida das Cataratas, 8100 - Remanso Grande - Foz do Iguaçu - PR
  • (45) 3527-8100
  • comercial@grupodreams.com.br
  • dreamland.com.br/c/foz-do-iguacu/
  • Diariamento 08h às 18h

Acquamania Foz

O parque aquático Acquamania possui um espaço distribuído numa área com mais de 180 mil m², onde crianças, jovens e adultos encontram a fantasia fora da rotina!


Mabu Interludium Iguassu Convention

O Mabu Iguasu oferece 100 apartamentos e suítes, restaurante, lobby bar, brinquedoteca, piscinas adulto e infantil, trilha ecológica, spa e fitness center.


Bourbon Cataratas Convention & Spa

O Bourbon Cataratas Convention & Spa é um hotel excelente com atendimento impecável da equipe, muitas opções de lazer, gastronomia impar e ótima estrutura dentro do complexo.


Recanto Cataratas Thermas Resort

O Recanto Cataratas Thermas Resort oferece ao hóspede um ótimo atendimento, num ambiente muito agradável, aqui tudo é muito organizado, os funcionários são muito simpáticos e atenciosos.


Churrascaria Rafain

A Rafain Churrascaria Show, além de um buffet excelente com muitas opções de saladas, massas, comida japonesa e deliciosas sobremesas, tem um churrasco maravilhoso com carnes muito saborosas.


Capitão Bar

O Capitão Bar é um lugar de parada obrigatória em Foz, seja para um simples chop sempre gelado, ou para uma refeição. É o resto-bar mais descolado da cidade, sempre movimentado, com gente bonita circulando.

  • Avenida Jorge Schimmelpfeng, 288 - Centro - Foz do Iguaçu - PR
  • (45) 3572-1512
  • capitao.bar/
  • Segunda à Segunda: 11:30 – 02:00

Korean House

O restaurante Korean House, é um restaurante onde a comida é tradicionalmente preparada conforme a cultura da Coreia do Sul. O proprietário, Yun Seo Park afirma que “Foz do Iguaçu recebe de 14 a 17 mil turistas coreanos por ano.

  • Rua Marechal Floriano, 1432 - Centro - Foz do Iguaçu - PR
  • (45) 3029-2614
  • Terça a Sáb. das 11h30 às 14h30

    19h às22h30 Dom. das 11h30 às 14h30

Assados Brasinha

O Assados Brasinha é um dos mais tradicionais de Foz do Iguaçu! Oferece uma ótima seleção de carnes assadas, frango assado e buffet de acompanhamentos, ideal para aqueles dias que não se quer cozinhar em casa.

  • Avenida República Argentina, 2023 - Vila Maracana - Foz do Iguaçu - PR
  • (45) 3523-2006