Ilha Comprida: ecoturismo na Juréia e diversão na Barra do Una

Ilha Comprida - SP | 0 Comentários

Ilha Comprida é uma ótima opção para quem gosta de praia, mas com sossego. Localizada no litoral sul do estado de São Paulo, tem esse nome por conta de seu extenso comprimento e largura reduzida, são 74 km de extensão e 33 praias ao todo, é considerada um dos últimos ecossistemas não poluídos do litoral brasileiro e a cidade com maior renda per-capita do Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=k4yxPXc5x-E

Paisagens de impressionante beleza abrigam ecossistemas de rara integridade. Falésias, dunas, passeios de catamarã, stand up paddle, observação de botos e pássaros, são algumas das atividades que se pratica por lá. A rica fauna local permite uma experiencia incrível junto à natureza. Tudo aqui é bem mais rústico que em outras cidades litorâneas.

Pelo fato de suas águas serem mais limpas, atraem inúmeros animais marinhos às suas águas, que dificilmente se encontraria em outras cidades beira-mar.

As dunas de Ilha Comprida espalham-se ao longo da orla junto ao Mar Pequeno e são passeios obrigatórios. As dunas do Araçá, ficam a 7,5 quilômetros do lado esquerdo do Boqueirão, reservam surpresas aos visitantes com variadas formações, com altura que chegam até seis metros e uma linda vista para o mar. Também são encontradas no caminho do Boqueirão Sul, sendo que algumas delas terminam em lagoas.

Os destaques de Ilha Comprida ficam por conta das belezas do Lagamar, Barra do Una e Juréia, que muita gente já ouviu falar, tem vontade de conhecer, mas nem imaginava que esses lugares ficavam na região de Ilha Comprida. Em tempo, lembramos que há outra Barra do Una no litoral norte paulista.

A Barra do Una de Ilha Comprida é uma vila pacata de pescadores, conhecida como Pedrinhas, na Juréia, uma das ultimas reservas de Mata Atlântica do país. Uma vez em Ilha Comprida, é possível conhecer a cidade vizinha Iguape, onde acontece a festa de Bom Jesus de Iguape, o Revelando São Paulo(Iguape) e o Haka Race(Ilha Comprida).

A Juréia foi declarada unidade de conservação em 1987, a Estação protege cerca de 80.000 hectares de Mata Atlântica e ecossistemas associados como restingas, manguezais, planícies fluviais, praias, vegetação de topo de morro e costões rochosos. 

Além da rica flora, abrigam também uma fauna diversificada, com espécies ameaçadas de extinção como antas, jacutingas, gavião-pomba, onças-pintadas, onças-pardas, jaguatiricas, papagaios-de-cara-roxa, monos-carvoeiros e bugios. No sul do litoral paulista, localizada entre Iguape e Peruíbe, a Juréia é considerada um dos cinco últimos santuários ecológicos do mundo, isto é, um dos cinco últimos lugares do planeta que não foram atingidos pela devastação.

A Praia da Juréia é uma imensidão de areia branca, que se estende a perder de vista. Aqui o silêncio é quebrado somente pelo som das ondas.

O Costão da Juréia tem cerca de 14km (sentido norte). O acesso é feito por carro e pela praia, pois não existe um serviço de bugueiros que faça este trajeto.

O mar da Juréia, neste trecho, requer atenção, principalmente com crianças. As águas são mornas, bem limpas e de cor verde oliva. Leve guarda sol, comida, água, repelente, protetor solar, pois não tem nada por lá além de um mar sensacional, que vale muito a pena conhecer. Já na praia, há atrações para todas as tribos.

Se você quiser tomar uma cerveja gelada sem compromisso e ouvir uma música "de verão", a barraca Romeu e Julieta é bem razoável, servem caipirinhas tamanho extra G. Se estiver disposto a um lanche, não deixe de comer o pastel do quiosque da Paulete.Diferente das praias do litoral norte, as daqui são mais escuras, de areia não fofa e chão quase plano, o que facilita caminhar sem maiores dificuldades.

Há alguns bolsões com águas mais escuras, que não significam ser água suja, como parece. As águas desses bolsões tem mais iodo que outras águas, por isso a coloração. A água é impressionantemente limpa.

Atrações imperdíveis

O passeio de catamarã pelo Lagamar é imperdível, pois você poderá conhecer um dos mais importantes viveiros de espécies marinhas do mundo e um dos últimos ecossistemas ainda conservados do litoral, com conforto e segurança. 

O roteiro possibilita ainda banhos nos mares de dentro e de fora, apreciar a beleza das falésias, das dunas, e o encontro das águas(encontro do rio com o mar, onde a água salgada não se mistura com a água doce - um espetáculo da natureza à parte) e  degustar o almoço caiçara na Vila do Marujá.

A embarcação conta com ar condicionado, som ambiente, espaço no piso superior, acompanhamento de monitores ambientais. Os binóculos à bordo possibilitam a observação das aves ao longo de todo o trajeto. O passeio sai às 8 horas da marina localizada em frente ao Iate Park Hotel.

O catamarã tem dezoito metros de comprimento, capacidade para 76 passageiros, ar condicionado, poltronas especiais, duas TVs de Led, serviço de bar, som ambiente e espaços exclusivos no piso superior para observação das paisagens, o catamarã tem velocidade média de 42 km. Geralmente, o catamarã funciona aos sábados e domingos, apesar de te capacidade para 76 lugares, só sai do pier com no minimo 40 lugares vendidos.

Agora se você quiser um contato mais próximo com a natureza, que tal remar por dentro da Mata Atlântica em pranchas de SUP ou conhecer as Dunas do Araçá, o pessoal da Tribo do Remo te leva para passeios incríveis pela Ilha Comprida, os passeios duram de 1 a 2 horas, há roteiros em que crianças de três anos vão sentadas na prancha de SUP, acompanhadas de um adulto responsável. Sem dúvida, uma experiencia muito diferente que ir ao shopping, elas sempre adoram.

Se o seu espírito for mais aventureiro, a Ilha Comprida tem uma incrível variedade de atividades a serem desenvolvidas, como os esportes aquáticos, aventure-se pelas trilhas e descubra belas cachoeiras, dunas e falésias, e aprecie os pássaros e botos cinza.

Se quiser subir até a cidade de Registro, lá você encontrará as plantações de chá preto. Entre elas a Fazenda e Fábrica do Chá Ribeira, fábrica Chá Amaya, fábrica Chá Kawagiri e fábrica Shimabukuro. Registro é a única região do Estado onde se cultiva chazais e uma das únicas do Brasil, incrível não é?

Hospedagem em Ilha Comprida

Hotel Toya

O Hotel Toya fica na parte mais tranquila da ilha, ideal para quem só quer paz e sossego, sem tumultos! Os quartos são grandes, com varanda e confortáveis, o café da manhã é excelente, e o jantar com Yakisoba (muito bom e sob encomenda)! Para chegar à praia é só atravessar a rua, onde o mar limpo, te convida para um mergulho.A piscina é limpa e aquecida, além disso, tem uma TV com karaoke e uma mesa de bilhar. Há uma suíte master equipada com frigobar, tv, hidromassagem, varanda com vista para o mar, sala, módulos em couro, ar condicionado, ventilador de teto e banheiro. Vale conferir.

Weiss Blau Pousada
Aqui a boa experiencia começa com a simpatia do Sr. Peter e sua habilidade no artesanato em madeira. É uma pousada silenciosa, limpa, aconchegante, acolhedora, bem equipada, segura, bem localizada, tem ar condicionado silencioso, é um ótimo custo beneficio. Fica a dois quarteirões da praia, isso permite fazer passeios e apreciar o por do sol.A pousada é muito bonita, os móveis de madeira são maravilhosos, construídos artesanalmente pelo proprietário.

Pousada Ykapê
Aqui o destaque fica por conta do serviço de boa qualidade, quartos limpos, organizados e o bom atendimento. A localização é ótima, de frente para a praia, ao lado há uma hamburgueria e uma casa de comida japonesa, bem recomendadas. As piscinas são limpas, a área disponível para churrasco muito boa, e a comida deles é maravilhosa.Os quartos com vista para o mar são os preferidos! O ambiente é realmente acolhedor, com piscina de frente para o mar, coqueiros, um salão de entrada ótimo e muito bonito.

Iate Park Hotel
O Iate Park Hotel está sob nova direção desde março/2015, oferece 68 apartamentos, sendo 6 suítes com ar condicionado. Está localizado no acesso principal e próximo ao centro comercial da cidade, a menos de 1500 metros da Praia do Boqueirão.No quesito lazer, há além do parque aquático, quadras de tênis e poliesportiva, o "bosque dos amigos", com quadras, balanços em árvores e espaço para fazer piquiniques com a família, churrasqueiras, vestiários, um redário em meio à natureza e um mirante com uma vista espetacular para toda a Iguape e Ilha Comprida. Para as crianças, há playground infantil, salão de jogos, fraldário, quadra de vôlei gramada, e as várias piscinas que compõem o parque aquático.Há estacionamento gratuito para hóspedes e serviço de concierge para passeios de catamarã e escuna (em frente ao hotel), internet Wi-FI grátis e segurança 24 horas. Pode-se utilizar o day-use, ou seja, você paga uma taxa e usa as atrações do parque aquático, mesmo sem estar hospedadoO restaurante funciona com o serviço a ala carte ou self-service para grupos. Todas as quintas-feiras, acontece o rodizio de pizza.

Onde comer bem em Ilha Comprida

Restaurante e Petiscaria do Abreu
O restaurante do Abreu é bem localizado, fica no Boqueirão da Ilha - é especializado em frutos do mar, afinal, uma vez perto do mar, é natural que a busca seja pelos camarões, peixes, lulas e mariscos do local. Aqui os pratos são fartos, pois os pratos sugeridos no cardápio para 2 pessoas, servem 4 pessoas com tranquilidade. Os peixes são bem frescos e com sabor delicioso.Destacamos no cardápio, a isca de linguado ou linguado ao molho de camarão, camarão á Caiçara, e a casquinha de siri, que é quase um almoço. Para acompanhar, peça uma caipirinha de coco e seja feliz.

Hashi Tag Sushi & Yakisoba
Se você gosta de comida oriental, o Hashi Tag Sushi oferece sushis, hot-rolls, temakis, yakisobas e até lámen para os dias mais frios. Considerado o melhor restaurante de comida japonesa da Ilha.Seja o combinado ou o rodízio(conferir dia), não deixe de reservar uma das refeições e passar por lá. O sabor e atendimento te conquistarão, e te deixarão com aquela vontade de retornar.

Sorveteria Pinguim
Esta sorveteria fica bem no centro, é a mais clássica, tradicional e antiga sorveteria da Ilha. Com um bom ambiente, ótimo atendimento, e um bom espaço para acomodar confortavelmente seus clientes. Vale a pena passar por lá e conferir a variedade de sabores e com os sorvetes, se refrescar. Essas sorveterias artesanais guardam a alma e a história da cidade.Nada pode se tirar, a não ser fotos / Nada pode se levar, a não ser saudades / Nada se mata, a não ser o tempo / Nada se deixa, a não ser as pegadas.

Hotel Toya

O Hotel Toya fica na parte mais tranquila da ilha, ideal para quem só quer paz e sossego, sem tumultos! Os quartos são grandes, com varanda e confortáveis, o café da manhã é excelente, e o jantar com Yakisoba (muito bom e sob encomenda)! 

Para chegar à praia é só atravessar a rua, onde o mar limpo, te convida para um mergulho.

A piscina é limpa e aquecida, além disso, tem uma TV com karaoke e uma mesa de bilhar. Há uma suíte master equipada com frigobar, tv, hidromassagem, varanda com vista para o mar, sala, módulos em couro, ar condicionado, ventilador de teto e banheiro. Vale conferir.

Weiss Blau Pousada

Aqui a boa experiencia começa com a simpatia do Sr. Peter e sua habilidade no artesanato em madeira. É uma pousada silenciosa, limpa, aconchegante, acolhedora, bem equipada, segura, bem localizada, tem ar condicionado silencioso, é um ótimo custo beneficio.

Fica a dois quarteirões da praia, isso permite fazer passeios e apreciar o por do sol.A pousada é muito bonita, os móveis de madeira são maravilhosos, construídos artesanalmente pelo proprietário.

Pousada Ykapê

Aqui o destaque fica por conta do serviço de boa qualidade, quartos limpos, organizados e o bom atendimento. A localização é ótima, de frente para a praia, ao lado há uma hamburgueria e uma casa de comida japonesa, bem recomendadas.

As piscinas são limpas, a área disponível para churrasco muito boa, e a comida deles é maravilhosa.

Os quartos com vista para o mar são os preferidos! O ambiente é realmente acolhedor, com piscina de frente para o mar, coqueiros, um salão de entrada ótimo e muito bonito.

Iate Park Hotel

O Iate Park Hotel está sob nova direção desde março/2015, oferece 68 apartamentos, sendo 6 suítes com ar condicionado. Está localizado no acesso principal e próximo ao centro comercial da cidade, a menos de 1500 metros da Praia do Boqueirão.

No quesito lazer, há além do parque aquático, quadras de tênis e poliesportiva, o "bosque dos amigos", com quadras, balanços em árvores e espaço para fazer piquiniques com a família, churrasqueiras, vestiários, um redário em meio à natureza e um mirante com uma vista espetacular para toda a Iguape e Ilha Comprida.

Para as crianças, há playground infantil, salão de jogos, fraldário, quadra de vôlei gramada, e as várias piscinas que compõem o parque aquático.

Há estacionamento gratuito para hóspedes e serviço de concierge para passeios de catamarã e escuna (em frente ao hotel), internet Wi-FI grátis e segurança 24 horas. Pode-se utilizar o day-use, ou seja, você paga uma taxa e usa as atrações do parque aquático, mesmo sem estar hospedado.

O restaurante funciona com o serviço a ala carte ou self-service para grupos. Todas as quintas-feiras, acontece o rodizio de pizza.

Restaurante e Petiscaria do Abreu

O restaurante do Abreu é bem localizado, fica no Boqueirão da Ilha - é especializado em frutos do mar, afinal, uma vez perto do mar, é natural que a busca seja pelos camarões, peixes, lulas e mariscos do local.

Aqui os pratos são fartos, pois os pratos sugeridos no cardápio para 2 pessoas, servem 4 pessoas com tranquilidade. Os peixes são bem frescos e com sabor delicioso.

Destacamos no cardápio, a isca de linguado ou linguado ao molho de camarão, camarão á Caiçara, e a casquinha de siri, que é quase um almoço. Para acompanhar, peça uma caipirinha de coco e seja feliz.

Hashi Tag Sushi & Yakisoba

Se você gosta de comida oriental, o Hashi Tag Sushi oferece sushis, hot-rolls, temakis, yakisobas e até lámen para os dias mais frios.

Considerado o melhor restaurante de comida japonesa da Ilha.

Seja o combinado ou o rodízio(conferir dia), não deixe de reservar uma das refeições e passar por lá.

O sabor e atendimento te conquistarão, e te deixarão com aquela vontade de retornar.

Sorveteria Pinguim

Esta sorveteria fica bem no centro, é a mais clássica, tradicional e antiga sorveteria da Ilha. Com um bom ambiente, ótimo atendimento, e um bom espaço para acomodar confortavelmente seus clientes.

Vale a pena passar por lá e conferir a variedade de sabores e com os sorvetes, se refrescar. Essas sorveterias artesanais guardam a alma e a história da cidade.

 


Nada pode se tirar, a não ser fotos / Nada pode se levar, a não ser saudades / Nada se mata, a não ser o tempo / Nada se deixa, a não ser as pegadas.

Gostou das dicas? Tem algum outro lugar para nos indicar, compartilhe conosco. Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.

Conheça outras belezas da região, confira os links:

 

Lagamar: Onde o boto é rei
Iguape, onde a fé e a história caminham juntos
Ilha Comprida: praias, dunas e piscinas naturais
Ilha Comprida e suas dunas intocáveis


Serviços

Hotel Toya

O Hotel Toya está localizado na cidade de Ilha Comprida, em São Paulo. Com estrutura de primeira linha, o hotel oferece suítes confortáveis a um custo que cabe no bolso do cliente.

  • Avenida Beira Mar, 16260 - Balneário Sete de Setembro - Ilha Comprida - SP
  • (13) 3842-3350
  • www.toyahotel.com.br/
  • Segunda a domingo: 00h - 23h59

Restaurante e Petiscaria do Abreu

Muito bem localizado, o Restaurante e Petiscaria do Abreu está no centro da cidade de Ilha Comprida, em São Paulo. Serve comida de qualidade e pratos bem preparados. Acompanhamentos e sobremesas dão o toque a refeição.

  • Rua Júlio de Almeida, 2294 - Balneário Britânia - Ilha Comprida - SP

Iate Park Hotel

Dispõe de estrutura diferenciada, pois reúne, num mesmo ambiente, o ar do campo e do mar. Além disso, suas acomodações internas são tão bem elaboradas. Tudo para que sua estadia na Ilha Comprida seja a mais prazerosa possível.

  • Avenida 27 de Outubro, 1000 - Balneário Britânia - Ilha Comprida - SP
  • (13) 3842-4122
  • contato@iatepark.com.br
  • www.iatepark.com.br/
  • 24 horas

Sorveteria Pinguim

Esta sorveteria fica bem no centro, é a mais clássica, tradicional e antiga sorveteria da Ilha. Com um bom ambiente, ótimo atendimento, e um bom espaço para acomodar confortavelmente seus clientes.

  • Avenida Copacabana, 130 - Balneário Monte Carlo - Ilha Comprida - SP

Hashi Tag Sushi e Yakisoba

Hashi Tag Sushi e YakisobaSe você gosta de comida oriental, o Hashi Tag Sushi oferece sushis, hot-rolls, temakis, yakisobas e até lámen para os dias mais frios. Considerado o melhor restaurante de comida japonesa da Ilha.

  • Avenida Beira Mar, 9760 - Balneário Meu Recanto - Ilha Comprida - SP
  • (13) 99614-0903

Pousada Ykapê

Na Pousada Ykapê o destaque fica por conta do serviço de boa qualidade, quartos limpos, organizados e o bom atendimento. A localização é ótima, de frente para a praia, ao lado há uma hamburgueria e uma casa de comida japonesa, muito bem recomendadas.


Weiss Blau Pousada

Aqui a boa experiencia começa com a simpatia do Sr. Peter e sua habilidade no artesanato em madeira. É uma pousada silenciosa, limpa, aconchegante, acolhedora, bem equipada, segura, bem localizada, é um ótimo custo benefício.

  • Rua Luiz Junceiro Motta, 240 - Balneário Britânia - Ilha Comprida - SP
  • (13) 3842-4296
  • contato@weissblau.com.br
  • www.weissblau.com.br/