Maragogi (AL): paz, areia, sol e mar ao estilo caribenho e muita lagosta

Maragogi - AL | Comentários

Maragogi fica a cerca de 130 km de Maceió, capital alagoana, e a cerca de 140 km do Recife, capital pernambucana, fazendo divisa com esse Estado. É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, digna de comparações com o mar do Caribe.

Possui águas azuis-esverdeadas, cristalinas e calmas, formando belas piscinas naturais chamadas localmente de Galés. Na maré baixa, é possível ir às Galés para fazer mergulho raso com máscara ou cilindro e contemplar muitos peixes coloridos, além de passear de buggy nos longos trechos de areia e praias desertas.

O centro de Maragogi é bem pequeno e nos faz lembrar uma vila, basicamente composto por uma rua principal, que é a Avenida Senador Rui Pimenta, onde estão algumas pousadas, restaurantes e lojas de artesanato. Também é possível encontrar banco na rua paralela, a Pedro de Melo, e outros restaurantes e pousadas na região da rodovia, que beira o centrinho da cidade.

Maragogi também conquista fãs pelo estômago, tanto os de frutos do mar quanto da boa comida nordestina. A proximidade com o mar permite oferecer ao turista frutos do mar com fartura, frescor e preços acessíveis. Sem contar que o mar da região é pródigo na lagosta, que tem pesca proibida entre começo de dezembro e final do mês de maio. Para descansar, Maragogi é um paraíso só, com excelentes pousadas, hotéis e resorts à beira mar.

Mirante do Cruzeiro

O Mirante do Cruzeiro ou do Alto da Boa Vista é um morro em Maragogi com visão panorâmica da cidade. Lá é possível observar toda a vila e um belo marzão azul. Para quem gosta de tirar fotos de um ângulo diferente, visitar o Mirante é uma boa alternativa. Mas não vá esperando grandes estruturas para o turista, não: é simplesmente chegar no morro, observar a bela natureza, tirar fotos, sentir o ventinho no rosto e ir embora.

Trilha do Visgueiro

Quem gosta de trilha também vai se encantar com Maragogi. Mude um pouco o cenário de praias e faça um passeio guiado com duas horas de caminhada em trechos de Mata Atlântica. No percurso da Trilha do Visgueiro, feito em grupo, é possível ver cachoeiras, visitar uma autêntica casa de taipa, comer frutas tropicais tiradas do pé na hora e chegar ao ponto alto da atração, que é o Visgueiro, uma árvore gigante com cerca de 500 anos.

Associação do Peixe Boi

A Associação do Peixe-boi fica em Japaratinga, a cerca de 20minutos de Maragogi, e é um passeio delicioso feito em grupo, com mais ou menos 1 hora de duração. O objetivo da Associação é garantir a preservação ambiental,  fazendo um trabalho de conscientização, por meio do turismo de observação do peixe-boi-marinho em ambiente natural. Para ver o peixe-boi, você fará uma pequena caminhada por trilha de mangue até chegar aos barcos que levam os turistas, pelo Rio Tatuamunha, até o gigante animal ameaçado de extinção. O passeio é muito concorrido e há poucas vagas para visitas diárias, então, é melhor agendar direto com a Associação do Peixe-boi. Vale lembrar que, por estarem soltos no rio (faz parte do trabalho da Associação de reintroduzi-los em seu hábitat natural e monitorá-los), eles podem aparecer ou não para os turistas. Mas, olha, só o passeio vale muito a pena; e se o peixe-boi resolver se exibir, maravilha!

Casa de Dona Marlene - fabrica de bolo de goma

O bolo de goma é um biscoitinho típico de Maragogi e a Casa de dona Marlene é um dos lugares mais tradicionais na cidade em sua produção. Ao chegar ao local, é comum ver mulheres na produção do bolo de goma, seja preparando a massa, ralando o coco ou dando forma ao biscoito. Quem gosta de um programa diferente, ama um doce ou não resiste aquele lanchinho da tarde, precisa conhecer a Casa de dona Marlene. A entrada é gratuita e, se você der sorte, poderá experimentar um bolo de goma que acabou de sair do forno. Delícia!

Auto Café Maragogi

O Autocafé Maragogi está localizado às margens da BR101, bem próximo ao centro da cidade. É aquele “quebra-galho” na hora da fome. Não é uma loja de conveniência como outra qualquer, afinal, lá é possível tomar café da manhã, fazer um lanche, almoçar, jantar ou parar só para tomar aquele cafezinho esperto acompanhado de pão de queijo da Casa do Pão de Queijo.

A comida é muito gostosa, o preço é justo e o atendimento bem simpático. Para quem quer dar uma variada no peixe e camarão, o Autocafé Maragogi tem uma picanha com arroz à piamontese divina. Possui caixas eletrônicos, espaço kids e estacionamento gratuito.

Restaurante Tuyn

Para ficar fascinado com a culinária local, não vá embora sem conhecer o Restaurante Tuyn, localizado na Pousada Praiagogi. O Tuyn é considerado um dos melhores locais para comer em Maragogi, com um menu de alto padrão.

É pequeno, aconchegante, com decoração super charmosa e, de quebra, oferece uma vista lindíssima para o mar. O cardápio é composto de pratos com frutos do mar e combinações criativas e saborosas. Prove o Badejo dos Marrocos e o Ravioli de camarão, uma experiência gastronômica fantástica.

Restaurante Frutos do Mar

O restaurante Frutos do Mar fica no centro da vila e oferece uma bela vista da praia. Não deixe de provar a caldeirada com peixe, camarão, mexilhões e outros frutos do mar, e a dobradinha de lagosta na manteiga com arroz de sururu, que é o carro-chefe do local. São pratos deliciosos e valem cada centavo! Também vale a pena fazer o passeio de catamarã que sai da frente do restaurante, com destino às Galés. Maravilhoso!

Restaurante Burgalhau

Para comer uma lagosta acompanhada de um ótimo pirão ou camarões de lamber os beiços, curtindo um visual paradisíaco, e ainda ter a oportunidade de almoçar com os pés na areia, sugerimos o Restaurante Burgalhau. Está localizado à beira-mar, tem porções deliciosas, com preço acessível, cerveja gelada e bom atendimento.

Pizzaria Regina

Bem conhecida em Maragogi, a Pizzaria Regina é uma boa opção para mudar o paladar e agradar diversos gostos. O cardápio é extenso e variado, com carnes, massas, pizzas, petiscos e doces. A pizzaria tem uma decoração rústica, é bem localizada, tem comida boa, preço justo e um atendimento agradável.

Te amo Bar

Pra quem não dispensa conhecer a “night”, o Te Amo é a casa que tem feito mais sucesso na noite de Maragogi, com festas organizadas semanalmente, sendo uma boa opção para curtir o som dos DJs, dançar e tomar um drink.

Salinas Maragogi All Inclusive Resort

O Salinas Maragogi All Inclusive Resort fica à beira-mar e próximo ao centro da vila. Não ostenta em decoração, mas em matéria de serviços oferecidos, não perde em nada para os hotéis no exterior. O resort sabe receber o turista com conforto, suas suítes dispõem de TV a cabo, frigobar, ar-condicionado e varanda, e algumas delas também têm vista panorâmica do mar, que, inclusive, já desbanca o luxo de qualquer outra acomodação. A estadia no Salinas Maragogi inclui todas as refeições, lanches e bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, tem café da manhã gostoso e variado, assim como todas as outras refeições.

O restaurante principal é especializado em gastronomia regional e internacional, e mais outros dois restaurantes temáticos à la carte e dois bares para bebidas e deliciosos petiscos.

O Salinas do Maragogi dispõe de salão de jogos, clube infantil, videogame, spa, ofurôs, sauna, caiaque, academia, piscinas, estacionamento privativo, espetáculos e eventos noturnos, como show de comédia e festa na praia com DJ.

Pousada Olho d´Agua

A Pousada Olho D’água fica à beira-mar, a 80 m da praça central de Maragogi e a 84 km do Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares. Todos os quartos da Pousada Olho D'água têm TV por assinatura, ar-condicionado, DVD player e banheiro privativo. Algumas unidades oferecem varanda de frente pro mar. Ficamos tanto nos quartos com vista para o mar quanto nos laterais, e o conforto é o mesmo.

O atendimento da pousada é próximo e cordial. O café da manhã é variado, gostoso e ainda oferece uma tapioquinha maravilhosa feita na hora. Sem contar que é possível comer no terraço ao ar livre da pousada, que tem vista panorâmica do mar e uma brisa incrível. A Pousada Olho D’água oferece estacionamento gratuito externo, WiFi gratuito em todos os ambientes, piscina ao ar livre, um belíssimo jardim, terraço com vista do litoral e lounge ao ar livre com sofás e TV.

Pousada Portal de Maragogi

A Pousada Portal do Maragogi está localizada bem próxima a praia de Maragogi, a 4km das Galés e a 83km do Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares. É uma pousada petfriendly e, para os tutores de animais de estimação, esse é um detalhe que faz toda a diferença.

Todos os quartos contam com ar-condicionado, TV de tela plana, banheiro privativo e vista do mar ou do jardim. Oferece um delicioso café da manhã recheado de frutas, pães, frios, sucos tropicais, bolos e outras delícias, servido num rústico salão com visão panorâmica do mar. A Pousada Portal do Maragogi dispõe de WiFi gratuito,  churrasqueira, redes, restaurante, estacionamento privativo gratuito e carros e bicicletas e de carros para locação.

Pousada Orla dos Corais

A Pousada Portal do Maragogi está localizada bem próxima a praia de Maragogi, a 4km das Galés e a 83km do Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares. É uma pousada petfriendly e, para os tutores de animais de estimação, esse é um detalhe que faz toda a diferença.

Todos os quartos contam com ar-condicionado, TV de tela plana, banheiro privativo e vista do mar ou do jardim. Oferece um delicioso café da manhã recheado de frutas, pães, frios, sucos tropicais, bolos e outras delícias, servido num rústico salão com visão panorâmica do mar.

A Pousada Portal do Maragogi dispõe de WiFi gratuito,  churrasqueira, redes, restaurante, estacionamento privativo gratuito e carros e bicicletas e de carros para locação.


Gostou das dicas em Maragogi (AL)? Gostaria de compartilhar alguma outra conosco? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #ViajanteBrasileiro e faça parte do portal conosco.



Serviços

Mirante do Cruzeiro

O Mirante do Cruzeiro ou do Alto da Boa Vista é um morro em Maragogi com visão panorâmica da cidade. Lá é possível observar toda a vila e um belo marzão azul.

  • Maragogi - AL

Trilha do Visgueiro

Quem gosta de trilha também vai se encantar com Maragogi. Mude um pouco o cenário de praias e faça um passeio guiado com duas horas de caminhada em trechos de Mata Atlântica.

  • Maragogi - AL

Associação Peixe Boi

O objetivo da Associação é garantir a preservação ambiental, fazendo um trabalho de conscientização, por meio do turismo de observação do peixe-boi-marinho em ambiente natural.

  • Rua Luiz Ferreira Dorta, 25 - Tatuamunha - Porto de Pedras - AL
  • (82) 3298-6247
  • (82) 99359-7473
  • contato@associacaopeixeboi.com.br
  • www.associacaopeixeboi.com.br/

Casa de Dona Marlene - Fábrica de Bolo de Goma

O bolo de goma é um biscoitinho típico de Maragogi e a Casa de dona Marlene é um dos lugares mais tradicionais na cidade em sua produção.


Autocafé Maragogi

O Autocafé Maragogi está localizado às margens da BR101, bem próximo ao centro da cidade. É aquele “quebra-galho” na hora da fome.

  • Rod. AL-101 Norte, Km 128 Patum - Maragogi - AL
  • (82) 3296-1114
  • contato@autocafe.com.br
  • www.autocafe.com.br/

Restaurante Tuyn

O Tuyn é considerado um dos melhores locais para comer em Maragogi, com um menu de alto padrão. É pequeno, aconchegante, com decoração super charmosa e, de quebra, oferece uma vista lindíssima para o mar.

  • Rodovia AL-101 Norte, km124 Praia de Camacho Maragogi - Maragogi - AL
  • (82) 3296-1206
  • (82) 9 8825-5918
  • Almoço : 13h 15h30

    Jantar : 18h às 19h30

Restaurante Frutos do Mar

O restaurante Frutos do Mar fica no centro da vila e oferece uma bela vista da praia. Não deixe de provar a caldeirada com peixe, camarão, mexilhões e outros frutos do mar, e a dobradinha de lagosta na manteiga com arroz de sururu, que é o carro-chefe .


Restaurante Burgalhau

Para comer uma lagosta acompanhada de um ótimo pirão ou camarões de lamber os beiços, curtindo um visual paradisíaco, e ainda ter a oportunidade de almoçar com os pés na areia, sugerimos o Restaurante Burgalhau.


Pizzaria Regina

Bem conhecida em Maragogi, a Pizzaria Regina é uma boa opção para mudar o paladar e agradar diversos gostos. O cardápio é extenso e variado, com carnes, massas, pizzas, petiscos e doces.


Te Amo Bar

Pra quem não dispensa conhecer a “night”, o Te Amo é a casa que tem feito mais sucesso na noite de Maragogi, com festas organizadas semanalmente, sendo uma boa opção para curtir o som dos DJs, dançar e tomar um drink.


Salinas Maragogi All Inclusive Resort

O Salinas Maragogi All Inclusive Resort fica à beira-mar e próximo ao centro da vila. Não ostenta em decoração, mas em matéria de serviços oferecidos, não perde em nada para os hotéis no exterior.


Pousada Olho d' Água

Todos os quartos da Pousada Olho D'água têm TV por assinatura, ar-condicionado, DVD player e banheiro privativo. Algumas unidades oferecem varanda de frente pro mar. Ficamos tanto nos quartos com vista para o mar quanto nos laterais.


Pousada Portal do Maragogi

A Pousada Portal do Maragogi está localizada bem próxima a praia de Maragogi, a 4km das Galés e a 83km do Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares.

  • Avenida Senador Rui Palmeira, 1476 - Litorânio - Maragogi - AL
  • (82) 3296-2045
  • portaldomaragogi@ig.com.br
  • www.portaldomaragogi.com.br/
  • 24 horas

Pousada Orla dos Corais

A Pousada Orla dos Corais fica a 130 km do Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares e a 1 minuto da praia. Oferece uma piscina na cobertura da pousada que permite uma luxuosa vista do mar. O restaurante serve um delicioso café da manhã.