Mergulho livre na Praia da Mococa

Caraguatatuba - SP | 0 Comentários

Você conhece o mergulho livre? Bem diferente do mergulho autônomo, o que utiliza aparelhos. O mergulho livre é praticado utilizando apenas o ar contido nos pulmões, a máscara de mergulho e as nadadeiras. Na Praia da Mococa, em Caraguatatuba, o mergulho livre ganhou um espaço para a prática do esporte, um lugar de águas tranquilas e natureza exuberante.

Mergulho Livre
Desafiar as águas e as profundezas sem o auxílio de equipamentos de respiração. Esse é o propósito do mergulho livre, uma atividade que sempre existiu e se tornou esporte no ano de 1996, quando um mergulhador francês chamado Claude Chapuis criou regras de segurança e de competição, transformando o mergulho oficialmente em esporte.

A ideia é explorar piscinas, lagos, rios e mares utilizando apenas o ar dos pulmões, máscara, respirador e nadadeiras.Considerado um passo de introdução para o mergulho com aparelhos, o mergulho livre geralmente é praticado no mar, em locais de menor profundidade e boa visibilidade, como a Praia da Mococa, em Caraguatatuba.

Praia da Mococa
Situada no município de Caraguatatuba, a 189km distante da capital São Paulo- em um caminho que passa pela Rodovia Ayrton Senna, Rodovia dos Tamoios e BR-101-  a Praia da Mococa ganhou esse nome por estar bem próxima da foz do Rio Mococa, entre as praias da Cocanha e Tabatinga.

A praia é famosa por sua areia monazítica, que tem propriedades minerais e pode ser utilizada no tratamento de artrites, inflamações e dores reumáticas.

A Mococa é considerada uma das praias mais limpas e calmas de Caraguatatuba, por isso está se tornando famosa por chamar a atenção dos praticantes do mergulho livre e também do Stand Up Paddle, que se aproveitam da tranquilidade das águas para apreciar a natureza. Lá você poderá escolher entre mergulhar na bela foz do rio Mococa ou nas águas marítimas tranquilas da praia.

A praia também é o local mais próximo da Ilha do Tamanduá, um espaço de natureza intocada bastante procurado pelos praticantes da pesca esportiva e por mergulhadores profissionais. Na Praia da Mococa você também pode aproveitar os diversos quiosques que oferecem porções, bebidas e até mesmo almoço por preços bastante acessíveis.

Aprenda mais sobre mergulho livre
Se você quer iniciar a prática do mergulho livre na Praia da Mococa mas está com receio de dar os primeiros passos sozinho, a dica é percorrer alguns quilômetros para o Centro de Caraguatatuba, até a Cesar Dive Team. Lá você vai encontrar profissionais altamente qualificados e muito simpáticos, prontos para solucionar todas as dúvidas, ajudar você na escolha de equipamentos e inclusive fornecer cursos de mergulho.

Com todas essas dicas, agora só falta você pegar o carro e ir até a Praia da Mococa, aproveite as águas límpidas para começar a praticar mergulho e se divertir em uma das praias mais tranquilas de Caraguatatuba.

Onde comer
Caso você queira um almoço mais completo, a dica é sair da praia e ir até o centro de Caraguatatuba, onde fica o Restaurante Tapera Branca. O local oferece uma grande variedade de comidas caseiras muito bem feitas, que vão desde a comida mineira até um delicioso churrasco. Ideal para quem procura uma refeição reforçada, o restaurante oferece pratos à lá carte e self service a preços justíssimos.

Pousadas próximas a Praia da Mococa
Distante 14 km do centro de Caraguatatuba, a Praia da Mococa não oferece opções de hospedagem, tudo isso graças a sua geografia, que não possibilita a construção de casas e pousadas. A dica então é ficar nas praias vizinhas, a praia da Cocanha e a praia de Tabatinga.

 

Restaurante Tapera Branca

Caso você queira um almoço mais completo, a dica é sair da praia e ir até o centro de Caraguatatuba, onde fica o Restaurante Tapera Branca. O local oferece uma grande variedade de comidas caseiras muito bem feitas, que vão desde a comida mineira até um delicioso churrasco. Ideal para quem procura uma refeição reforçada, o restaurante oferece pratos à lá carte e self service a preços justíssimos.

Tabatinga Flat Hotel

No Tabatinga Flat Hotel, você vai encontrar uma excelente infraestrutura em frente à praia com piscina, salão de jogos, quadras de tênis, além de quartos com ar condicionado, tv e internet e varanda com vista lateral para o mar. 

Pousada Lagoa Azul

Se você quiser ficar mais próximo da praia da Cocanha, uma boa pedida é a Pousada Lagoa Azul. Situada dentro de um condomínio fechado entre as praias de Massaguaçu e Cocanha, a Lagoa Azul oferece quartos arejados, piscina e um delicioso café da manhã repleto de frutas frescas. 


Gostou das dicas? Tem algum outro lugar para compartilhar conosco? Se você quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro na foto e faça parte do portal conosco.

Conheça outros locais para mergulho, acessando o link.

Mar, vela, mergulho e aventura em Ilhabela
Mergulho na Ilha da Queimada Grande
Ilha Anchieta, paraíso do mergulho, com histórias que o tempo esqueceu


Serviços

Restaurante Tapera Branca

Fundada em outubro de 1995, o restaurante Tapera Branca foi um empreendimento idealizado por quatro amigos, que decidiram reunir os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos e montar um negócio próprio


Cesar Dive Team

Localizado na cidade de Caraguatatuba, em São Paulo, a loja oferece passeios para lugares propícios a prática do mergulho. A Cesar Dive Team é uma loja especializada em equipamento e acessórios de mergulho.


Tabatinga Flat Hotel

O Tabatinga Flat Hotel está muito bem localizado na cidade de Caraguatatuba, em São Paulo. O lugar está próximo a Praia de Tabatinga, sendo assim a vista dá direto para o mar.


Pousada Lagoa Azul

Para quem preza por segurança e paisagens paradisíacas, a Pousada Lagoa Azul situada em Caraguatatuba, litoral Norte de São Paulo, é uma ótima opção de passeio.