Monte Verde, a "Suiça Mineira"

Camanducaia - MG | Comentários

Monte Verde é considerada a “Suíça Mineira”, seu clima, vegetação e temperatura nos convidam ao romance. Muitas a associam a Campos do Jordão, felizmente ela mantem sua rusticidade, o que lhe confere um charme único e especial.

No inverno torna-se reduto (principalmente) de paulistas e mineiros, que buscam o ar puro, a tranquilidade, a rica gastronomia e o lindo por-do-sol das montanhas, repletas de araucárias.

De 01 à 29 de julho, acontecerá o V Festival de Inverno de Monte Verde, trata-se de um festival multifacetado com inúmeras atrações para todos os gostos, desde apresentações de grupos tradicionais locais até orquestras filarmônicas, oficinas artesanais, gastronômicas, de reaproveitamento, teatro, cinema, entre outras deliciosas atrações. 

Durante o dia, que tal conhecer as montanhas? Na cidade há muitas trilhas, de nível fácil, que te levarão a locais de tirar o fôlego. A dica de ouro aqui é contratar um guia com veículo 4x4, até para preservar seu carro, afinal o caminho é íngreme e bem irregular, na rua principal você será abordado por várias empresas que fazem esse serviço, mas a nossa recomendação é a Companhia 4x4, que tem guias devidamente credenciados e que vão enriquecer seu passeio com informações e dicas que valerão cada centavo desembolsado, sem falar no veículo, adequado para tirar ótimas fotos, e por estarem melhor estruturados, em caso de chuva, substituem o carro aberto por um carro fechado.

Monte Verde é um destino bastante conhecido por oferecer diversas trilhas ecológicas interessantes para todos os públicos, desde passeios familiares e caminhadas fáceis para principiantes até longas travessias, que exigem bom condicionamento físico, conhecimentos de navegação ou acompanhamento de um guia local.

Cinco das trilhas mais frequentadas da região (Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado) fazem parte do Parque Ecológico Verner Grinberg.

Com o cair da noite, a avenida principal da cidade, avenida Monte Verde, fica bem movimentada com gente bonita e feliz por celebrar a estação fria. É hora de conhecer bares, restaurantes e cafés charmosos, com estilo europeu e que utilizam os ingredientes locais, como o pinhão e a truta.

A gastronomia é rica, com uma incrível variedade de restaurantes, dentre os quais destacamos o Bistro Bom Di+.

 

Bistro Bom di+

O Bistro Bom Di+ oferece à população local e a visitantes suas iguarias há sete anos, mas há apenas dois anos no local onde hoje encontram-se estabelecidos. Trata-se de um restaurante aconchegante, onde a cozinha é comandada com maestria pelo chef Eduardo Luciano. Sua esposa Luciane coordena com alegria e paixão o salão, cuidando para que todos os clientes sejam atendidos a contento, criando sempre boas experiencias.

Com capacidade para cinquenta pessoas, a especialidade da casa é o rodízio de fondue - a de queijo é incrívelmente leve e diferente, graças à criativa e harmoniosa combinação de queijos, conte inclusive com a opção vegetariana. A fondue de carne é preparada numa chapa pré-aquecida, e servida com vários molhos deliciosos. Para finalizar, a de chocolate, muito equilibrada, não é enjoativa e combina muito com as frutas e marshmallows que acompanham.

Além da fondue, as opções do cardápio são variadas, delicie-se com as opções à base de trutas, carnes em diferentes apresentações, como o filé Weliington e à Parmeggiana. Tudo com uma excelente relação custo x benefício.

Para o próximo Festival Gastronomico de Monte Verde, o chef Eduardo apresentará o Mignon Suíno da Montanha. Imaginem, um tenro filé suino disposto numa "cama" de purê de pinhão e coberto por pinhões, ervas e uisque.

Além da incrivel gastronomia combinada com as variadas opções de vinhos e cervejas artesanais, dentre as quais destacamos a Paulaner e a Backer, desfrute diariamente de música ao vivo, com excelente repertório.

Por conta de todo esse cenário e temperatura, a cidade oferece belíssimas e confortáveis opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos. Se você deseja uma experiência diferente, ao estilo alemão, não deixe de conhecer o Hotel Meissner Hof.

Hotel Meissner Hof

Esse encantador hotel localizado nas montanhas tem cada detalhe concebido pelo proprietário que é facilmente encontrado pelos corredores do hotel. Rústico, lembra os hotéis na Alemanha, possui quartos amplos e confortáveis, com lareira e hidromassagem (somente alguns).

Num ambiente tipicamente bávaro perfeitamente integrado à natureza. É ideal para momentos a dois ou com a família.

Um verdadeiro refúgio para proporcionar bem estar e integrar pessoas. Construído numa área de 30.000 metros quadrados, possui jardim preservados, lindos bosques de araucárias e hortênsias, formando um belíssimo terraço panorâmico para apreciar o mais lindo e romântico pôr-do-sol de Monte Verde.

Na área comum, o hotel dispõe de piscina externa, piscina interna aquecida, minigolfe, quadra de tênis, redes, local para carteado, bilhar, capela, cascata e sauna.

A comida aqui é muito especial, vamos começar pelo farto café da manhã, pois servem queijos Gryere e Brie, além de pães caseiros, strudel, vários tipos de frios, iogurte fresco, omeletes, pão de queijo fresquinho. Para dar aquele conforto, e espantar o frio típico da cidade, não deixe de provar as sopas (Caldo Verde, Mandioquinha, outros),se a fome for mais intensa experimente um Einsbein (joelho de porco com chucrute e batatas) afinal você esta num hotel tipicamente alemão, aproveite as comidas típicas desse povo, acostumado a baixas temperaturas.

O hotel apesar de grande, é aconchegante, limpo e com ótimo atendimento. Agora, é só descansar. Ah, aqui o seu pet é bem vindo. Claro, seguindo algumas regras de convivência.


Aproveitamos para agradecer o ​apoio e a colaboração da AHPMV (Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde).

Gostou das dicas? Gostaria de compartilhar alguma dica conosco? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #viajantebrasileiro e faça parte do portal conosco.



Serviços

Hotel Meissner Hof

Esse encantador hotel localizado nas montanhas tem cada detalhe concebido pelo proprietário que é facilmente encontrado pelos corredores do hotel. Rústico, lembra os hotéis na Alemanha, possui quartos amplos e confortáveis, com lareira e hidromassagem.

  • Travessa da Pedra, 2 - Monte Verde - Camanducaia - MG
  • (35) 3438-1515

Bistro Bom di+

O Bistro Bom Di+ tem excelente comida e oferece consequentemente ótimo custo x benefício, tudo isso aliado ao primorozo atendimento. Sua excelente localização, na rua principal da cidade, torna-se parada obrigatória para pelo menos uma das refeições.

  • Avenida Monte Verde, 908 - Monte Verde - Camanducaia - MG
  • 35 3438 1809