Paraty: história, cultura, natureza reservada e uma bela gastronomia caiçara

Parati - RJ | Comentários

Espremida entre a serra e o mar, e batizada com o nome de um peixe da região, a pequena Paraty está localizada a 200km da capital carioca. À primeira vista, quem vai a Paraty tem a impressão que o tempo parou por lá, afinal é uma cidadezinha que teve seu auge no Ciclo do Ouro, com ruas em pedras pés-de-moleque, reservadas pela ausência de tráfego de carros, igrejas dos séculos 18 e 19 e casarões coloniais.

De um lado, muita cultura, combinando tradição e modernidade, do outro, uma natureza intocadíssima, com praias, cachoeiras e trilhas que permitem atividades de ecoturismo como trekking, mergulho, arvorismo e tirolesa, fundamentais para descobrir as belezas escondidas de Paraty. Para conhecer essas duas faces de Paraty, escolha um roteiro que contemple caminhar pelas ruas do Centro Histórico, passando pelo Caminho do Ouro, cachoeiras e passeio de barco pela baía até as ilhas e praias. Explore as plantações de cana-de-açúcar, visite os alambiques de cachaça, pegue um trem pela mata atlântica, conheça o Teatro de Bonecos.

Na hora de apreciar a cozinha de Paraty, a dificuldade é escolher entre as tantas boas opções, localizadas no Centro Histórico e arredores, em sua maioria. Você perceberá que muitos são especializados na gastronomia internacional, mas não abra mão de provar a deliciosa culinária caiçara, à base de frutos do mar acompanhados de banana da terra. Para descansar, Paraty oferece desde opções mais simples e acessíveis até pousadas mais luxuosas com piscinas aquecidas durante o inverno. Independente se cultural ou de integração com a natureza, você conhecerá uma cidade charmosa, romântica e pulsante, que sabe receber o turista da melhor forma.

Passeio de escuna pela baía de Paraty
O passeio de escuna pela baía de Paraty é quase obrigatório já que permite o vislumbre de ilhas paradisíacas e enseadas de mar cristalino. Entre as várias praias da baía, destacam-se: Praia da Lula, Saco da Velha, Praia Vermelha e Ilha do Mantimento, famosa por proporcionar belos mergulhos. São inúmeras as opções e garanto que dá para passear dias pelo mar sem sequer repetir o roteiro.

Centro Histórico de Paraty
Por causa do tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, o Centro Histórico de Paraty se mantém quase intacto desde os século 18. A irregularidade do calçamento das ruas em pedras, por causa da proibição do tráfego de carros, as casas brancas com janelas e portas coloridas, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Remédios, cartão postal da cidade, e as charretes trazem a sensação de estar no tempo do império. Além de aproveitar essa vigem no tempo, o Centro Histórico de Paraty possui lojas de souvenirs, artesanato e excelentes restaurantes.

Mini Estrada Real

A Mini Estrada Real é um parque temático histórico e cultural, onde o turista passeia pela Estrada Real em miniatura, com réplicas do caminho do ouro. O parque é lindo e perfeitamente feito em detalhes, sendo mais uma viagem na história de Paraty.

Pico do Pão de Açucar

É um pico de 425m de altura, com um visual de tirar o fôlego. Para chegar ao local, apenas de barco. Se for de carro, deixe-o em um dos estacionamentos pagos, às margens da praia de Paraty Mirim, onde já dá para negociar a travessia.

Durante o passeio, é possível realizar paradas para banho e avistar a fauna local. Após a travessia, é necessário fazer um percurso de trilha, de cerca de 2km, com subidas intensas, pequenos trechos de escalaminhada ou uso de cordas de apoio. Apesar da trilha ser de dificuldade moderada a alta, o sofrimento é justificável e você nem vai lembrar dele quando chegar no Pico. No local, você poderá contar com o Restaurante Pão de Açúcar, mas sugiro levar água e lanche para o trajeto. Ah, vá de tênis, alguns trechos são bem escorregadios.

Cachoeira Tobogã

Depois de um dia nas praias de Paraty, a sugestão é tomar um bom banho de água doce em suas cachoeiras. O destaque vai para a Cachoeira do Tobogã, que é maravilhosa para quem gosta de adrenalina, considerada por muitos o local mais radical de Paraty. Trata-se de uma cachoeira pequena com uma grande pedra lisa, formando o “tobogã”, que dá pra escorregar sentado e cair numa piscina natural de água cristalina.

Os nativos, já acostumados com o desafio, deslizam em pé, praticando o "surf de cachoeira". Além de oferecer um visual belíssimo, a diversão é garantida! O acesso é feito por uma pequenina trilha, de dificuldade fácil, na estrada Paraty-Cunha, próximo ao início da visitação do Caminho do Ouro, estrada bastante conservada, calçada em pés-de-moleque pelos escravos, entre os séculos 18 e 19, durante o ciclo do metal. 

Restaurante Banana da Terra

O Banana da Terra é um dos melhores restaurantes de Paraty. As receitas sofisticadas misturadas a um sabor bem brasileiro utilizam ingredientes da cozinha caiçara local, como a banana, a cachaça e a paçoca.

Moderno, o ambiente é perfeito tanto para um jantar a dois quanto para levar os filhos, já que oferece cardápio kids. Não é um restaurante barato, mas vale cada centavo investido. A sugestão é apertar o orçamento em outros lugares, ir ao Banana da Terra, pedir um camarão com vinho do porto e creme de leite fresco, e desfrutar de um jantar inesquecível.

Montañita Cafés Especiais

Se você é daqueles que adora um cafezinho depois do almoço, vá no Montañita, que oferece grãos moídos na hora, para conservar o frescor, e diversos tipos de café, como espresso, cappuccino, cafés gelados, cold brew e cafés coados com os principais métodos de extração, como Aeropress, prensa francesa, sifão, Hario V60 e phin filter.

O ambiente é pequeno e charmosinho e seus cafés têm origem brasileira, com um preço bem justo. A sugestão é pedir um café na prensa francesa, com o grão moído granulatura certa e coado no tempo ideal. Uma delícia!

 

Casa do Fogo

A gastronomia sustentável faz parte da cozinha do Cada do Fogo, que utiliza frutos do mar pescados na região, pratos flambados com cachaças produzidas na região e acompanhados por ingredientes fabricados nos engenhos de lá.

O cardápio é vasto e a cozinha bem caseira me parece que tudo que é produzido no local é uma delícia. Fomos de bobó de camarão com palmito pupunha e banana flambada na cachaça com sorvete. Espetacular!
 

Voilá Bistrot

O Voilà Bistrot possui dois ambientes, é charmoso e comandado por um chef francês. Se for jantar a 2, escolha o salão, que se assemelha a um típico bistrô com decoração que lembra Paris. Se for almoçar, a dica é desfrutar a paisagem no deck sobre o rio.

O cardápio traz opção para todos os gostos, com massas, risotos, peixes, cordeiro e os exóticos galinha d'angola, javali e pato. Como é tudo gostoso, aqui, a dica vai para a sobremesa: não deixe de pedir o Profiterolles du Chef, com sorvete de caramelo salgado, feito na casa, ganache de chocolate, amêndoas e chantilly. Divina!

Pousada Cores do Mar

A Pousada Cores do Mar está localizada a 200 m da praia e próxima ao centro histórico. Os quartos são simples, mas garantem o aconchego e conforto necessários ao descanso. Possuem ar-condicionado ou ventilador, TV LCD, frigobar e banheiro. A estrutura da pousada conta com piscina com cascata, Wi-Fi, terraço ao ar livre. O café da manhã é bem gostoso, com variedade de frutas, pães, frios, sucos, iogurte, café e bolos fresquinhos.

Pousada Eclipse

A Pousada Eclipse está localizada a 1.200m do Centro Histórico de Paraty, com um belo estilo colonial em sua construção. Os quarto seguem a mesma linha de arquitetura e oferecem TV, frigobar, ar-condicionado, banheiro e varanda em algumas unidades.

Para quem não dispensa uma boa piscina, mesmo nos dias mais frios, a Pousada Eclipse possui piscina aquecida nos meses de inverno, além de estacionamento gratuito e Wi-Fi. O café da manhã é delicioso, em estilo colonial. O que chama a atenção na Eclipse é a possibilidade de desfrutar de um pequeno almoço tropical com bolos e frutas regionais.

Pousada Villa Del Rey

Localizada às margens do Rio Pereguê e a 2 minutos de carro do centro histórico, a Pousada Villa Del Rey tem um diferencial que os amantes de animais de estimação vão adorar: ela é petfriendly, ou seja, você poderá levar seu bichinho de estimação – de pequeno porte e mediante consulta prévia na pousada – com você na viagem. Não é demais?

Os quartos são climatizados e bem iluminados, com ar-condicionado, ventilador de teto, frigobar, cofre, TV a cabo e banheiro. Em sua estrutura, pode desfrutar de piscina, jardim com belas palmeiras, mini-bar, Wi-Fi gratuito, recepção 24 horas e uma área para tratamentos de massagens. O café da manhã é delicioso e oferece energia para um dia de passeio intenso em Paraty.


Gostou das dicas em Paraty? Gostaria de compartilhar alguma outra conosco? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram, basta incluir a #ViajanteBrasileiro e faça parte do portal conosco.



Serviços

Mini Estrada Real

A Mini Estrada Real é um parque temático histórico e cultural, onde o turista passeia pela Estrada Real em miniatura, com réplicas do caminho do ouro. O parque é lindo e perfeitamente feito em detalhes, sendo mais uma viagem na história de Paraty.

  • mini estrada real Parati - RJ
  • (24) 3371-9763
  • (24) 9 9906-2036
  • contato@miniestradareal.com
  • www.miniestradareal.com/
  • Horário de funcionamento: Todos os dias de 9:00 as 18:00 horas.

Pico Do Pão De Açúcar

É um pico de 425m de altura, com um visual de tirar o fôlego. Para chegar ao local, apenas de barco. Se for de carro, deixe-o em um dos estacionamentos pagos, às margens da praia de Paraty Mirim, onde já dá para negociar a travessia.


Cachoeira Tobogã

Depois de um dia nas praias de Paraty, a sugestão é tomar um bom banho de água doce em suas cachoeiras. O destaque vai para a Cachoeira do Tobogã, que é maravilhosa para quem gosta de adrenalina, considerada por muitos o local mais radical de Paraty.

  • cachoeira tobogã Parati - RJ

Restaurante Banana da Terra

O Banana da Terra é um dos melhores restaurantes de Paraty. As receitas sofisticadas misturadas a um sabor bem brasileiro utilizam ingredientes da cozinha caiçara local, como a banana, a cachaça e a paçoca.

  • Rua Doutor Samuel Costa, 198 - Centro Histórico - Parati - RJ
  • (24) 3371-1725
  • restaurantebananadaterra@gmail.com
  • restaurantebananadaterra.com.br/
  • Segundas, quartas e quintas: 18:00 h às 24:00 h Sextas, sábados, domingos, férias e feriados 12:00 h às 16:00 h 19:00 h às 24:00 h

Montañita Cafés Especiais

Se você é daqueles que adora um cafezinho depois do almoço, vá no Montañita, que oferece grãos moídos na hora, para conservar o frescor, e diversos tipos de café, como espresso, cappuccino, cafés gelados, cold brew e cafés coados com os principais métodos

  • Montañita Cafés Especiais Parati - RJ
  • (24) 9 9302-6723

Casa do Fogo

A gastronomia sustentável faz parte da cozinha do Casa do Fogo, que utiliza frutos do mar pescados na região, pratos flambados com cachaças produzidas na região e acompanhados por ingredientes fabricados nos engenhos de lá.

  • Rua Coronel José Luiz 390, 390 - Centro Histórico - Parati - RJ
  • (24) 3371-3163
  • bistro@casadofogo.com.br
  • https://www.casadofogo.com.br/
  • Aberto diariamente das 18h à 1h

Voilà Bistrot

O Voilà Bistrot possui dois ambientes, é charmoso e comandado por um chef francês. Se for jantar a 2, escolha o salão, que se assemelha a um típico bistrô com decoração que lembra Paris.

  • Voilà Bistrot Parati - RJ
  • (24) 3371-6548
  • reservas@voilabistrot.com.br
  • www.pousadacaminhodoouro.com.br/site/bistrot
  • Segunda e Terça-Feira - 19h às 22h Quarta-Feira e Domingo - FECHADO Quinta a Sábado - 19h às 22h (possibilidade de atendimento em outros dias da semana; em caso de feriados, temos horários especiais, consulte-nos).

Pousada Cores do Mar

A Pousada Cores do Mar está localizada a 200 m da praia e próxima ao centro histórico. Os quartos são simples, mas garantem o aconchego e conforto necessários ao descanso. Possuem ar-condicionado ou ventilador, TV LCD, frigobar e banheiro.

  • Avenida Vinte e Dois de Abri, 74 - Jabaquara - Parati - RJ
  • (24) 3371-1078
  • pousadacoresdomar1@hotmail.com
  • www.paraty.com.br/coresdomar/
  • 24 horas

Pousada Eclipse

A Pousada Eclipse está localizada a 1.200m do Centro Histórico de Paraty, com um belo estilo colonial em sua construção. Os quarto seguem a mesma linha de arquitetura e oferecem TV, frigobar, ar-condicionado, banheiro e varanda em algumas unidades.

  • Rua Dois, 04 - Portal de Paraty - Parati - RJ
  • (24) 3371-2168
  • reservas@pousadaeclipse.com.br
  • pousadaeclipse.com.br/
  • 24 horas

Pousada Villa Del Rey

Localizada às margens do Rio Perequê e a 2 minutos de carro do centro histórico, a Pousada Villa Del Rey tem um diferencial que os amantes de animais de estimação vão adorar: ela é pet-friendly.

  • Rua Cinco, 2 - Portal de Paraty - Parati - RJ
  • (24) 2404-5628
  • reservas@villadelsol.com.br
  • www.villadelsol.com.br/
  • 24 horas